Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

FORUM

pergunte o que quiser, sobre gestão de resíduos solidos, e gestão ambiental, sua legislação,campo de atuação, a natureza  de que é composta, o que é  o que não é reciclavel, que a sua dúvida será  esclarecida  pelos nossos professores  de educação ambiental




, todos temos um papel nesta história, os consumidores, os produtores, o governo. E cabe a cada um de nós fazer nossa parte na construção de um mundo mais limpo!

Afinal, o lixo urbano acarreta em uma série de problemas ambientais:

- entupimento de bueiros, que geram enchentes e alagamentos;

- contaminação do solo e lençol freático devido a disposição final inadequada;

- transmissão de doenças e proliferação de vetores;

- desperdício de recursos naturais.

A gestão ambiental remove o pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico, onde o mundo é visto como um organismo vivo e não de uma máquina, isto influência nas atitudes das organizações, cujo seus objetivos não são focados apenas em aspectos econômicos, esta nova postura é motivada por uma ética ecológica, seu ponto de partida é uma mudança de valores na cultura empresarial.

O crescimento econômico irrestrito num planeta finito terá conseqüências graves e irreversíveis para a humanidade, desta maneira a sustentabilidade ecológica é critério fundamental de todas as atividades de negócios.

A ISO 14000 é uma série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas, tendo como objetivo principal balizar a produção sem que haja danos ao meio ambiente no qual a empresa esta inserida.

Frente a essa realidade do ambiente organizacional, torna-se conveniente entender o que vem a ser a gestão ambiental. Ela é entendida como um processo adaptativo e contínuo, através do qual as organizações definem, e redefinem, objetivos e metas relacionados à proteção do ambiente, à saúde de seus meios, bem como clientes e comunidade, além de selecionar estratégias e meios para atingir estes objetivos num tempo determinado através de constante avaliação de sua interação com o meio ambiente externo (SEIFFERT, 2006).

Gestão de Resíduos Sólidos é um conjunto de práticas e procedimentos que visa à eliminação das externalidades ambientais negativas provocadas pela má destinação do lixo sólido como lata de alumínio, vidro, plástico, papelão, entre outros. Um dos maiores problemas da má destinação dos resíduos sólidos são as contaminações, por bactérias e fungos, de rios, córregos, solo, lençol freático e etc, disseminando uma vasta gama de doenças provenientes da falta de gerenciamento de tais resíduos.

JORGE RENATO
Lampadas fluorescentes
09, April , 2012 05:26AM
ss
Bom dia

Tenho como missão para este ano buscar solução para o descarte de lâmpadas fluorescentes utilizadas aqui na empresa em que trabalho, após várias pesquisas descobri que todas empresas que fazem isso são de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais e que existe ônus, estou falando de Brasília DF e aqui não tem nenhuma empresa que faça este tipo de reciclagem ou descontaminação como dizem.
Minha pergunta é: Você sabe de alguma empresa que faça isso sem cobrar?

Atenciosamente.


Marcia guerra
Re: Lampadas fluorescentes
09, April , 2012 05:28PM
ss
João, só tenho os contatos, não sei se cobram, é preciso ligar:
Empresas que oferecem serviço de reciclagem de lâmpadas no Brasil:

Em São Paulo

Apliquim
(11) 3722-5478
www.apliquim.com.br

Rodrigues & Almeida Moagem de Vidros
(19) 9649-6867

Tramppo
(11) 3039-8382
www.tramppo.com.br

Naturalis Brasil
(11) 4496-6323 e 4591-3093
www.naturalisbrasil.com.br

Em Santa Catarina

Brasil Recicle
(47) 3333-5055
www.brasilrecicle.com.br

No Paraná

Bulbox
(41) 3357-0778
www.bulbox.com.br

Mega Reciclagem
(41) 3268-6030 e 3268-6031


Re: Grenciamento de resíduos sólidos
Mensagens: 10
Aos responsáveis pela curso

Gostaria de saber porque não responderam minhas questões anteriores? Veja, estou aprendendo sobre o assunto e se vcs acham que são redundantes as questões por mim postadas, ao menos respondam...

Como um site de cursos online deixa esse tipo de coisa acontecer???

Marcia, por favor, tenho várias questões a postar, porém se o fluxo de informação fica parado por falta de resposta, ai fica complicado...

Aguardando resposta.

Sds.
Re: Grenciamento de resíduos sólidos


Boa noite, Iremar!!


Primeiramente, peço desculpas em nome da Comexito pela demora na resposta, como a própria Márcia informou em tópico anterior, o site teve problema de envio das dúvidas dos alunos.
Meu nome é Patrícia, sou Enfermeira de controle de infecção hospitalar, trabalho com qualidade em serviços de saúde e faço parte da elaboração e implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS).

De acordo com as suas dúvidas, vou apresentá-las de acordo com a ordem que vc mencionou:

- Em relação ao CADRI, normalmente a empresa que retira o resíduo acaba avaliando o seu volume e o tempo que vc gera este resíduo, pois o valor é de acordo com o volume produzido x quantidade de vezes para a retirada; Vc tem muitos resíduos para serem retirados???

- O acondicionamento é o local onde vc armazena o resíduo em um determinado local da empresa, o acondicionamento normalmente ocorre em abrigo externo (área externa da empresa para armazenamento do resíduo até a retirada pela empresa que vc contratou para este fim);

- O inventário nacional de resíduos sólidos é apresentado no momento de uma fiscalização, para renovação de alvará de funcionamento, dentre outros;

- A Resuloção Conama 358/05 não substitui a NBR 12808 - Resíduos de Serviço de Saúde, atualmente os resíduos referentes à área de saúde é a RDC nº306/2002, e possui seus complementos, pois no Estado de São Paulo, tem a CVS-21 que fala sobre o descarte de medicamentos, por exemplo. Gostaria que vc me enviasse melhor a sua dúvida.


Abraços
pneus

Enviado por  Tamara  Machado
pneus


Boa noite!
pneus, são considerados classe I - perigoso ou classe II, inertes ?????
Re: pneus


 
Taysa, classe IIB, veja http://santaceciliaresiduos.com.br/residuos_especificos.html

Patrícia Shimabukuro
Re: Grenciamento de resíduos sólidos


Olá Patrícia!

Desculpe a demora...

Na realidade, não trabalho com essa parte de meio ambiente. Tenho vontade de entender como funciona o processo do CADRI para retirada de resíduos.

Sei que existem empresas que fazem esse serviço, um exemplo é a TRANSLIX, periódicamente eles vêm até a empresa que trabalho para coletar resíduos, mas pinta sempre a dúvida, como seria se nesse caso eu fosse contratado para trabalhar em uma empresa e meu patrão determinasse: "Iremar, a partir de hoje, preciso que você organize a retirada dos resíduos da empresa, porém, quero que seja feito por uma empresa idonea, ambientalmente falando".Pergunto qual deveria ser o passoa passo para obter o CADRI?

Grato!
Gostaria de saber se existe alguma lista com alguns determinados resíduos e suas classificações, ou se todos os resíduos precisa fazer o teste para saber sua classificação e qual órgão que tem essas listas.

Desde já agradeço.
Re: lista de classificação novo
18, July , 2011 06:12PM
ss
Mensagens: 1
Amigo, a ABNT NBR 1004 Tem tabelas de classificação dos residuos...
Elaboração de projeto
Elaboração de projeto
16, June , 2011 09:33AM
ss
Mensagens: 2
Boa tarde, primeiramente estou tendo a chance de participar de um curso com ótimo conteúdo, será de grande valia à complementação de minha graduação.
Tenho uma dúvida. Quanto a elaboração de um projeto, supondo que seja relacionado a dimensionamento e operação de um aterro de resíduos não perigosos, quando estiver abordando um tópico para tal, devo primeiramente constar a legislação em vigor e posterior nos comentários as NBRs referentes, ou ao contrário constar as NBRs e depois abordar a legislação para a correta execução das operações do referido aterro?
Desde já muito agradecido.
Re: Elaboração de projeto
16, June , 2011 07:15PM
ss

Mensagens: 3,265
Fernando a legislação é mandatória, veja sempre primeiro as leis depois as NR's.
Re: Elaboração de projeto
17, June , 2011 06:55PM
ss
Mensagens: 51
Boa noite, Fernando!!

Complementando a resposta da Márcia, sugiro verificar também a RDC, pois em algumas situações específicas os resíduos perigosos podem ser contemplados, além da legislação estadual e municipal se houverem.


Abraços
Re: Elaboração de projeto
20, September , 2011 10:38PM
ss
Mensagens: 2
Caro Fernando,
Este é um assunto também do meu interesse. Mas quero dar minha contribuição, como participante do fórum com a seguinte sugestão. É importante também saber quais as resoluções do conama que tratam do assunto, pois é um empreendimento que necesitará de licenciamento ambiental, além de observar as prescrições urbanísticas contempladas na Lei Federal nº 6.766/79, que regula o parcelamento do solo; observando os parâmetros urbanísticos contemplados na legislação do município; conhecer as NBR 10157/87– Aterros de resíduos perigosos – Critérios para projeto, construção e operação e a NBR 8418 – Apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos – Procedimento. As NBR's apesar de não ser Lei tem grande puder de diretrizes nas questões de projetos, visto que são elaboradas por um comitê de especialistas. São as melhores diretrizes para qualquer projeto.
Cordialmente,
Maria do Carmo clemente
Parte superior do formulário
Autor:
Rozane B.Dias.dos Santos

Assunto:


 
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário